" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



domingo, 6 de setembro de 2009

Lenda do Galo de Barcelos





Conta a lenda que há muito, muito tempo, no sitio onde agora é a cidade de Barcelos as pessoas viviam satisfeitas e tranquilas.
Mas um certo dia, alguém roubou todas as pratas do homem mais rico da região. Como ninguém sabia quem tinha sido, todos arranjavam desculpas para se acusarem uns aos outros.
Nessa altura chegou um rapaz desconhecido à aldeia e todos concordaram que só poderia ter sido ele o ladrão, pois era o único que não era da região.
Levaram-nos à presença do Juiz para este ser julgado, o Juiz estava a preparar-se para jantar e o rapaz sem saber o que fazer, olhou à sua volta e tentou a sorte.
Disse: "Já disse a todos que estou inocente, não fui eu que roubei as pratas. E isso é tão certo como aquele galao assado ainda cantar esta noite.".
Todos se começaram a rir e imediatamente o Juiz mandou prender o rapaz. Entretanto, o juiz aproveitou para jantar e qual não foi o seu espanto quando o galo começou: "Cocorococó.... Cocorococó...."
Mandou imediatamnete soltar o rapaz, este passou o resto da noite a festejar.
Naquela noite o rapaz conseguiu provar que estava inocente e, desta forma, a verdade e a justiça acabaram por vencer.
Assim esta lenda ao passar de pais para filhos, tornou este acontecimentofamoso e fez com que chegasse até aos nossos, através de um galo de barro, elegante e colorido, o famoso Galo de Barcelos.
Nós também fizemos o "nosso galo de barcelos" ficaram todos muito bonitos e gostamos de usar uma tecnica que desconheciamos.

Sem comentários: