" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



sábado, 14 de novembro de 2009

Hora do Conto 5 - "Os peixes sombra"










Lemos a história "Os peixes sombra", esta história fala-nos de um pescador que adorava pescar, mas só e apenas por desporto. Pois quando algum peixe mordia o anzol ele ao contrario dos outros pescadores soltava-o de novo para a água. Mas um dia sem querer pescou uma sereia, ela ficou tão zangada que até foi muito mal educada para o pescador e ainda lhe lançou um feitiço para que ele nunca mais pescasse nenhum peixe.
O pescador pediu-lhe muitas desculpas, porque não tinha intenção de pescar a sereia e nem de a magoar, mas ela não lhe deu ouvidos.
No inicio ele pensou que era só para lhe meter medo e não acreditou muito no feitiço, mas os dias foram passando e ele nunca mais pescou nenhum peixe. Andava o pescador muito triste, quando ouviu a voz de outra sereia que já o andava a ouvir lamentar-se à alguns dias e ofereceu-se para o ajudar.
Disse-lhe que não podia anular o feitiço da outra sereia, pois ela era mais poderosa, mas podia modifica-lo. E assim foi, a sereia disse que ele ia voltar a pescar, mas apenas as sombras dos peixes e para isso teria de usar as sombras dos iscos.
O pescador ficou muito feliz e agradeceu muito a ajuda da sereia.
Baseados na história fizemos os nossos próprios peixinhos, cana de pesca, anzol e um aquário para colocar os paeixinhos. No final fizemos um concurso de pesca. Esta actividade levou-nos algumas semanas, pois só temos a hora do conto uma vez por semana.

Sem comentários: