" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



terça-feira, 11 de maio de 2010

Hora do conto - Martim e o tempo

Hoje lemos a história de Martim. Era um senhor que passava o tempo todo a perguntar que horas eram. Perguntava, aos vizinhos, amigos desconhecidos.... enfim, a qualquer pessoa que com ele se cruzasse.
Até que chegou uma altura em que todos se cansaram de andar repetidamente a dizer as horas. Martim começou então a ver as horas nas montras das lojas de relógios e nos relogoeiros, mas, ou os relógios não estavam a funcionar ou não estavam certos.
Os amigos perguntaram-lhe porque motivo não comprava um relógio, ele desculpou-se dizendo que não gostava dos "tique taque" que os relógios faziam. Também lhes disseram que os relógios de pulso não fazem barulho, que eram muito silenciosos.
Então um dia decidiu ir a uma loja de relógios para comprar um e quando começou a olhar para todos aqueles mostradores e para tantos ponteiros a andar à roda, começou logo a ficar mal disposto e fugiu dali para fora.
Decidido a resolver aquele enorme problema, resolveu procurar um médico, mas com a pressa que ia, enganou-se na porta e bateu à porta de Alice (uma fada humana ).
Ela sem sequer o deixar falar convidou-o logo a entrar e a sentar-se. Ele, claro, perguntou logo que horas eram e ela respondeu-lhe que eram horas de fazer magia.
A fada Alice pediu para Martim lhe contar a história dele e ele disse que quando era mais novo os pais dele passavam o tempo sempre a apressá-lo, para ir para a escola, para ir passar o dia a casa da tia, para ir lanchar a casa de um amigo,....
E quando era de manhã todos os dias tocavam sete relógios despertadores, porque os pais dele tinham medo que algum avariasse e não tocasse.
Então a fada Alice bateu as palmas três vezes e disse para Martim fechar os olhos, quando os voltou a abrir Martim esqueceu-se completamente das horas.
Quando alguém passava por ele e lhe perguntava as horas, ele dizia sempre coisas engraçadas: que eram horas de ouvir uma história, cantar uma música, dançar um pouco....

Assim Martim, percebeu que perdia imenso tempo preocupado com as horas e nem aproveitava o tempo par brincar, ouvir música, ou outro tipo de coisas....

Nós aprendemos que existem muitos tipos de relógios: relógios de bolso, de pulso, despertadores, relógios de cuco,....

Também fizemos um relógio muito original usando goma eva e fizemos os números do relógio com plasticina.

Sem comentários: