" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Provérbio - Cão que ladra não morde




Esta semana demos ínício ao Projecto dos provérbios de sempre. O primeiro livro intitula-se "Cão que ladra não morde".
Fala-nos de um Senhor chamado Joaquim que tem uma mercearia, todos admiravam muito a sua mercearia, tinha sempre as frutas muito alinhadas, os cachos de bananas muito direitinhos, os legumes juntinhos dentro das cestas. Dava gosto olhar para aquela loja.
O Nuno, a Rita e o Pedro adoravam estar a observar tudo, os potes grandes das guloseimas, os bolos tão apetitosos...
Assim que o Sr. Joaquim se apercebia ralhava de imediato com eles e mandava-os embora dali. O Nuno e os amigos mal o viam aproximar-se aos berros, fugiam para bem longe. Era uma homem alto, gordo, que quase ocupava toda a porta, era suficiente para os assustar. Apesar de careca, tinha um bigode farto e comprido, e a voz grossa com que gritava, fazia com que todas as crianças do bairro o temessem.
Cansados do seu mau humor, um dia decidiram segui-lo depois fechar a loja, cada dia ia um deles.
Combinaram tudo e, no primeiro dia, foi o Nuno a vigiar o Sr. Joaquim. Depois o Pedro e, a seguir a Rita.
Ao fim de três dias, voltaram a reunir-se, para contarem o que tinham visto.
Estavam todos muito excitados para começar primeiro, então começou o Nuno por dizer que tinha descoberto uma coisa mesmo inacreditável. Tinha descoberto que o Sr. Joaquim era uma verdadeira surpresa. No final do dia, abria os potes das guloseimas e enchia uns pacotes com eles, depois escolhia os bolos mais doces e as frutas mais saborosas...
Depois de sair da mercearia e fechar a porta, seguiu caminho e o Nuno foi atrás dele. Só parou em frente a um casarão. Era um orfanato. Tocou à campainha e uma senhora veio abrir a porta, atrás dela apareceram crianças e mais crianças. Todas gritavam de alegria à volta do Sr. Joaquim enquanto ele distribuia tudo o que levava nos sacos.
Logo depois todos perceberam que tinham descoberto o mesmo e que afinal o Sr. Joaquim surpreendeu-os a todos. E até descobriram que o Sr. Joaquim sabe brincar e dar mimos a quem precisa!
No final, os três amigos perceberam que o Sr. Joaquim só grita porque gosta de ver a sua mercearia como deve ser. No entanto, é incapaz de fazer mal seja a quem for.
Como diz o provérbio "Cão que ladra não morde"
No final desenhamos a parte que mais gostamos da história e ainda fizemos as personagens em plasticina.

Sem comentários: