" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Hora da música - Tchaikovsky




Esta semana na hora da música fomos até à Russia conhecer Tchaikovsky. Filho de um engenheiro Russo e de uma sofisticada senhora Francesa, Piotr Tchaikovsky era tão fragil que lhe chamavam o menino de vidro. Porque parecia que se ia partir em lágrimas de um momento para o outro.
Para fazer a vontade aos pais, estudou nove anos de Direito, mas acabou por abandonar as leis e seguir as notas musicais.
O compositor nunca conheceu uma das mulheres mais importantes da sua vida: a viúva Von Meck, uma senhora muito rica que lhe enviava uma mesada para ele se dedicar só à música. Quando realizou o seu sonho de infância de ter uma casa no campo, o compositor ficou tão feliz que escreveu músicas para crianças e encheu de magia os bailados como "O Lago dos Cisnes" ou "O Quebra-Nozes". A sua música conquistou o seu pais e Inglaterra, França, Austria e até os Estados Unidos.
Desta forma ficamos a conhecer melhor um compositor que escreveu muitas músicas para crianças e no final juntamo-nos a pares e dançamos a valsa do Lago dos Cisnes.

Sem comentários: