" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Hora do conto - Corocó e Chipipiu





Hoje lemos mais uma história na hora do conto. Desta vez a história fala-nos de um pintainho que gosta muito da sua mãe, mas tem um gatinho como amigo que lhe passa o tempo a dizer que ele não é filho da mãe dele porque não nasceu de dentro da barriga da mãe, mas sim de dentro de um ovo.

O pintainho fica muito triste e corre para a mãe a perguntar se isso é verdade, quando a mãe lhe diz que é verdade que ele nasceu de dentro de um ovo, mas que esse ovo saiu de dentro da barriga dela ele fica muito mais contente.
O amigo insiste em aborrecer o pintainho Chipipiu e desta vez diz-lhe que a mãe o está a enganar para ele não ficar triste, porque foi a mãe dele (do gatinho), que encontrou o ovo perto do rio e o foi levar para a galinha Corocó o chocar. O pintainho corre para a mãe a chorar e conta o que o gatinho Ronron lhe disse. A dona galinha Corocó já aborrecida com a situação resolve ir falar com a gata Miau, mãe do gatinho. Esta muito zangada e chama o gatinho para lhe ralhar e perguntar porque foi tão má para o Chipipiu. O gatinho pede desculpas ao pintainho e disse que não passou de uma brincadeira, apenas fez isso para o ver chateado e aborrecido.
Depois de reflectirmos sobre a história apercebemo-nos que também nós fazemos coisas do género muitas vezes. Pensamos que estamos apenas a brincar e não reparamos que estamos a magoar e a fazer sofrer os nossos amigos
No final cada um de nós fez o nosso Chipipiu, utilizando cápsulas de café, plasticina e palhinhas de refresco.

Sem comentários: