" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Hora do Conto - Um dia na vida do Óscar embirrante




Esta semana lemos uma história intitulada " Um dia na vida do Óscar embirrante". Fala-nos do Óscar, um morador que vive numa rua igual a tantas outras. De manhã passa o rapaz a distribuir os jornais, depois o Óscar toma a seu pequeno almoço (nada apetitoso), cascas de laranja, ovos podres, bacon queimado,... Mas como ele é um  "monstro" que vive no caixote do lixo, este é o melhor pequeno almoço do mundo. 
Quando chega as 8:00h da manhã é hora de irem todos para os empregos e para a escola. Esta é uma das horas do dia que o Óscar adora, pois não fica ninguém na rua Sésamo.
Ás 10h chega o carteiro a entregar as cartas, mais uma vez o Óscar não recebeu nenhuma e fica bastante contente pois acha que ninguém precisa de receber cartas tolas. É também a essa hora que o Poupas aproveita para fazer as limpezas da rua, coisa que o Óscar detesta, pois ele adora a sujidade.
Enquanto que alguns moradores aproveitam para fazer limpezas, o Óscar espera ansiosamente que chegue o camião da lama. Depois de almoço alguns moradores aproveitam para dormir a sesta, é essa a hora que o Óscar mais gosta para praticar o seu trombone. Mais para o final da tarde vão todos até ao jardim passear, brincar, lançar papagaios,.... O Óscar nessa altura aproveita para falar mal de todos"Hé, cão Bernardo, pára com isso! Hé, Rita estás a gritar muito! Hé, Egas,pára de rir!". Todos os embirrantes detestam quando alguém se está a divertir. 
A altura do dia que o Óscar mais gosta é quando as pessoas regressam do trabalho, pois existem filas e filas de carros bloqueados no transito, as pessoas estão cansadas e com fome. Até os mais bem dispostos estão um bocadinho mais embirrantes. Depois do jantar vão tomar banho, e pelas 10h da noite vão dormir. Chegou finalmente a hora do Óscar voltar a praticar o seu trombone.  

Percebemos que não é bom seguirmos o exemplo do Óscar, pois ele só pensa nele e não respeita os vizinhos. Não gosta de fazer amigos e nem de estar acompanhado, apenas se sente feliz quando está sozinho e quando vê todos chateados uns com os outros. Para podermos viver em sociedade esta não é a atitude correta a ter. 

Para recordamos a história fizemos o "nosso" próprio Óscar embirrante. 

Sem comentários: